p. gráfico

Especificações gerais 
Número de páginas: 36
Tamanho: 210mm X 297mm (A4)
Orientação: Vertical
Medianiz: 5mm
Margens inferior e externa: 15 mm
Superior: 20 mm
Interna: 10mm
Capitular: 3 linhas (2 em casos especiais)
Recuo de parágrafo: 5mm

Logo
Assim que foram escolhidos o título e a missão da ROADIE, ficou evidente para a equipe de criação que a palavra-chave da revista para/com seu público era CONEXÃO. Assim, a busca por uma tipografia que evidenciasse a relação ROADIE-leitores ficou mais simples. Após alguns minutos de pesquisa (pouco tempo, levando-se em consideração que é um elemento importante do projeto gráfico) chegou-se à AMETHYST. Essa tipografia se destaca por ser de bastões finos, sem serifa e ter linhas discretas que se entrelaçam no interior de cada tipo. Esse detalhe é importante para o conceito da revista em dois sentidos: 1) as linhas da tipografia representam as rotas percorridas por aqueles que inspiraram a nomeação da revista: os roadies; 2) em uma visão mais atual, representam o fluxo contínuo de  CONEXÃO entre a ROADIE e seus leitores.

antes do tracking e do kerning

Pela anatomia da tipografia, a aplicação do logo é majoritariamente na cor branca sobre fundos escuros. Além disso, o tracking geral de -160 foi alterado com um kerning de -450 na letra I, aproximando-a das letras D e E. Assim, o logotipo da revista fica centralizado na parte superior da capa, em corpo 79, peso regular.

logotipo após ajustes de kerning e tracking


Demais tipografias
Ao longo da revista, um conjunto de 7 tipografias são utilizadas, garantindo um padrão, mas sem engessar as matérias.

*todas as medidas estão em mm

  • AMETHYST: utilizada no título da revista em corpo 79 e em outras páginas, como SETLIST e matéria da capa, com corpo variando e, em geral, maior que o da capa.
  • Golden Plains: usada com pouca frequência, geralmente na assinatura de matéria e da carta ao leitor, em corpo 33, peso regular.
  • Minion Pro: aplicada em sua forma regular, corpo 14 em blocos de texto; em peso bold/itálico para intertítulos e subtítulos.
  • Pistilli Roman: serifada utilizada em alguns títulos, com peso regular. Nesta edição, foi aplicada em “They’re BTS”, com corpo 72 & 171 e em “trends”, com peso 72.
  • Road Rage: pouca aplicação, geralmente em tópicos mais dinâmicos, como o TOP3, com corpo 72 e peso regular.
  • Shorelines: tipografia muito presente, principalmente para compor títulos em conjunto com a Amethyst. Aparece geralmente em corpo 42 ou 72, sempre em peso regular.
  • Traveling Typewriter: por ter a característica de tipografia de “máquina de escrever”, é utilizada em peso regular com fins decorativos nos títulos, com corpo máximo de 100.

Paleta de cores (em CMYK)
A ROADIE tem uma paleta de cores opaca que dialoga com tons escuros (cinza e preto), levando para suas páginas uma aparência semelhante ao que foi utilizado na capa. As cores escolhidas foram aplicadas de acordo com cada página, sem estarem presas a um tema ou uma seção.

As 5 cores principais:

C75 M5 Y100: cor utilizada no logo da capa
C29 Y75: um azul amarelado
C29 M66 Y75: laranja opaco utilizado, por exemplo, na carta ao leitor
C66 Y22 K22: azul utilizado em “Trends”, lembrando a página do Twitter
K84: cinza predominante na revista

Comments